Bolo de Iogurte

Um bolo de iogurte e a chegada de um sobrinho! Vem ler este post cheio de amor! Bom dia! 🍰❤👦🏼 #oquevaiternajanta
Bolo de Iogurte

Gosto muito de criança, mesmo! Crianças são tão leves e divertidas; vê-las crescer e aprender é sempre uma experiência recompensante. É claro que nem sempre é fácil lidar com elas, mas eu continuo gostando bastante e tenho muita paciência, como para ensinar esse bolo de iogurte. No sítio gosto de estar com os filhos dos meus primos. É uma molecada sem fim, só tem meninos! Eles são ótimos! Quando olho para eles, lembro-me da infância feliz e livre no sítio! Isso me enche de amor e felicidade, pois sei que eles estão vivendo esse momento e também terão boas lembranças dessa época e serão mais felizes no futuro.

Agora imaginem a tia mais babona do mundo! Prazer, eu! No dia que minha irmã contou que estava grávida eu chorei de alegria! Eu conversei com meu sobrinho quando ele ainda esta na barriga dela, mesma ela falando que eu era muito pegajosa e que ele era um corinthianinho chutando a cabeça da tia São Paulina. Não importava! Estava ansiosa demais pela chegada dele e sou pegajosa mesmo!

Mas o que eu queria contar é que, ainda grávida, minha irmã estava lendo um livro chamado Crianças Francesas Não Fazem Manha. E nele havia uma receita muito boa de um bolo de iogurte. É um bolo simples, que não requer nem batedeira. O intuito é fazê-lo junto com as crianças, para envolvê-las nessa atividade tão divertida e prazerosa que é cozinhar e assim ensina-las sobre a importância e o prazer do preparo dos alimentos.

Como de costume, eu fiz algumas experiências e adaptações com a receita. Às vezes, a faço pela metade e ela continua funcionando muito bem. Minha versão preferida é com mirtilos, se quiser abusar pode colocar também pedaços de chocolate ao leite. É um bolo saboroso e molhadinho, ótimo para um café da manhã ou chá da tarde!

Bolo de Iogurte – Gâteau au Yaourt

Rendimento: 10 porções
Grau de dificuldade: Fácil

Tempo de Preparo: 1h

Ingredientes:
  • 2 potes de 170g iogurte natural sem açúcar (use o pote para medir os demais ingredientes)
  • 2 ovos
  • 2 potes de açúcar (ou apenas um se preferir menos doce)
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • Um pouco menos de um pote de óleo vegetal (eu utilizo óleo de canola, geralmente)
  • 4 potes de farinha de trigo
  • 1 e 1/2 colher de sopa de fermento químico
  • Opcional: Uma porção (cerca de 2 potes) de mirtilos (ou qualquer outra frutinha da sua preferência, morangos ficam ótimos também) e/ou gotas/pedaços de chocolate (ao leite ou meio amargo)
Modo de preparo:
  1. Preaqueça o forno a 190ºC.
  2. Use o óleo vegetal para untar uma forma redonda de 22 cm ou uma forma grande de pão. Quando quero fazer um bolo menor faço meio receita e asso em uma forma de pão pequena. Não use muito óleo para untar pois ele pode deixar um gosto estranho no bolo. Formas de furo no meio também funcionam muito bem;
  3. Misture delicadamente o iogurte, os ovos, o açúcar, o extrato de baunilha e o óleo.
  4. Misture a farinha e o fermento e peneire sobre os ingredientes acima. Mexa com delicadeza até a absorção completa, mas não bata demais.
  5. Se preferir, acrescente agora as frutas e/ou gotas de chocolates para dar sabor, misture delicadamente e coloque na forma de sua preferência.
  6. Asse por 35 minutos, podendo aumentar em mais 5 minutos se o bolo não passar no teste do palito seco. Ele deve ficar crocante na parte de fora, mas macio por dentro. Lembre-se da regra dos primeiros 15 minutos e resista à tentação de não abrir o forno.
  7. Deixe esfriar e sirva!

Espero fazer muitas vezes esse bolo para o meu sobrinho e afilhado, tão amado e querido! Agora ele já começou a pedir “boio”! rs

Espero que gostem!

Beijos

Tia Jú

Nota da mãe do sobrinho: Fiz esse bolo inúmeras vezes, com os mais diversos recheios. Nunca com o filho (ainda). Ele tem quase 3 anos (Nov/16) e dia destes entendeu o que era um ovo.

*Receita publicada na edição Jan/2018 da Revista AMAIS

2 falando de “Bolo de Iogurte

  1. Sisters,

    Estou inspirada (por vcs) este fds, rs. Acabei de fazer o bolo 🙂
    Ficou muuuuito fofo. Meu tio e porteiro que amam bolos aprovaram, mesmo sem frutas e chocolate.
    Serio que esse livro tem ate receita?! Depois que a Mari elogiou esse livro, dei ele pra mais duas amigas-irmas-madrinhas gravidas. Espero que elas tb aproveitem essa receita.
    Bj,
    Carol

    1. <3 Carol, você é demais!! Eu fiz o bolo hoje de novo, com a versão mirtilos + chocolate que é a preferida do Julio! Experimenta fazer um dia! Mas a massa dele já é muito gostosa por si só mesmo! Muito fofinho!! Bjs!!

Deixe uma resposta