Molho Pesto de Castanha-do-Pará

Molho Pesto, super fácil de fazer! #oquevaiternajanta 🌿❤🚜
molho pesto de castanha-do-pará

Minha mãe mora em um sítio no interior de São Paulo. A maior parte da minha família mora lá, todos os tios e primos, e não é à toa que temos um amor tão grande por esse lugar. É lá onde recarregamos as baterias, somos autênticas e amadas incondicionalmente por todos. E amamos sem medidas. Beijamos as crianças sem filtro, damos risada de qualquer coisa e temos prazer em ouvir os passarinhos, galinhas e os sons do silêncio. E também é de lá que eventualmente trazemos ingredientes fresquinhos para preparar receitas como este molho pesto de castanha-do-pará, com muito manjericão!

Tudo é motivo para nos reunir e “queimar” uma carne! Considero um privilégio ter crescido em um lugar assim, rodeada de tanto amor e com uma energia tão boa. Enfim, com certeza as histórias do sítio renderão inúmeros posts, pois cada um desses encontros é precedido pela pergunta “O que vai ter na janta?”. kkkkk.

Voltando de lá no último fim de semana, viemos carregados de hortaliças. Minha mãe planta tudo que pode, em todos os espaços possíveis, e meus primos fizeram uma horta maravilhosa de onde trouxemos bastante couve, cebolinha, salsinha, alface e manjericão! Minha mãe tem um verdadeiro arbusto de manjericão, lindo e perfumado. Até o porta-malas do carro ficou cheiroso! Por isso hoje resolvi fazer essa receita, com essa erva fresquinha e em homenagem a minha mãe, que adora esse molho e sempre pede para eu fazer. É muito fácil:

Molho Pesto de Castanha-Do-Pará
 
Rendimento: 3 a 4 porções
Dificuldade: Fácil
Tempo de preparo: 20 minutos
 
Ingredientes:
  • 1 xícara (chá) de folhas de manjericão
  • 1/2 xícara (chá) de castanhas-do-pará
  • 1/2 xícara (chá) de azeite de oliva
  • 1 dente de alho pequeno
  • 50g de queijo parmesão ralado fino
  • Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo:
  1. Lave as folhas de manjericão e seque-as bem, com a ajuda de um papel toalha. Reserve.
  2. Descasque o dente de alho e amasse com a ajuda de um espremedor. Se quiser, pode ralar para que nenhum pedaço apareça.
  3. Em um processador de alimentos, liquidificador ou pilão, bata as castanhas até que estejam bem trituradas.
  4. Em seguida, acrescente o alho, o manjericão e um pouco mais da metade do azeite e bata bem, até obter uma pasta homogênea.
  5. Transfira para uma tigela, misture o queijo parmesão e prove para acertar o sal. Acrescente também a pimenta do reino e misture mais uma vez colocando o restante do azeite por cima para impedir que a pasta oxide e mude de cor. Isso não é um problema, é só uma questão estética.

Cozinhe o macarrão de sua preferência e misture com o molho enquanto ainda estiver quente, logo após escorrer a massa. Hoje eu vou de massa integral.

Ele acompanha bem um filé de frango (veja esta receita de filé de frango recheado), peixe ou o que sua criatividade deixar. Se preferir, você pode substituir as castanhas-do-pará por nozes.

Você pode guardar na geladeira dentro de um pote hermético, coberto com um pouco de azeite. Dura até uma semana.

Bom apetite!

Beijos!

2 falando de “Molho Pesto de Castanha-do-Pará

Deixe uma resposta